MARKETING

MARKETING

 

O famoso marketing é muito amplo e tem muitos aspectos a ser considerados quando se está falando dos esforços de Marketing e vendas. Vendas é responsabilidade de muitas pessoas, muitos departamentos diferentes e por isso tem que haver uma comunicação muito boa e eficiente entre todos os envolvidos para que o resultado seja o que se espera, alcançando-se assim os objetivos propostos.  A comunicação capenga pode por a perder todos os esforços e objetivos de marketing desejados.  As promoções têm que ser muito bem estudadas e preparadas para não ter efeitos contrários aos objetivos inicialmente idealizados. Em marketing as promoções têm que ser claras e objetivas não deixando margem a qualquer outra interpretação que não seja aquela que objetivamos com a referida promoção.  A promoção tem que ser honesta, transparente, para que o cliente não se sinta enganado. 

Se está fazendo uma promoção com um cartão de crédito, por exemplo, não a limite a apenas 4a ou 5a feira mas tente fazer para um período mais amplo.  Evite promoções do tipo “Segundo produto pela metade do preço”.  Cheguei a ver promoções que o quinto produto (do mesmo) era grátis.  Alguém irá comprar 4 pares de sapatos para conseguir um grátis?  E o gratuito tem que tem preço inferior aos outros ou igual, nunca mais alto.  Isto é enganar o cliente de boa fé.  Promoções que são cheias de restrições também são contraproducentes e antipáticas.  Tem empresa que anunciam algo onde o tempo do locutor anunciando as restrições são maiores que o tempo passado anunciando o produto.  Isto não é positivo.

Se a você como cliente, não cai bem este tipo de promoção por qualquer razão, então não o faça para vender aos outros.  Você tem que se colocar no sapato dos outros e assim poder imaginar o impacto que isto terá, positivo ou negativo. No geral, muito mais negativo que positivo.  Temos que ser claros e objetivos.  E com o menor número de restrições possíveis.

Promoções complicadas demais tampouco ajudam a vender.  Tem gente que promove um produto somente entre tal e tal hora… ou somente às quintas-feiras…  E o pior, ainda está por vir:  Para participar da promoção, depois de comprar o produto você tem que ligar para o Call Center para “cadastrar-se” naquela promoção.  Do contrário, não vale.  Isto é antipático e fará com que o cliente desista. Este tipo de promoção é uma piada de mal gosto. E o efeito pode ser o contrário do que você esperava.

Trabalhar em associação com um cartão de crédito é uma opção muito boa para vender.  Mas você tem que saber quem irá controlar a promoção:  sua empresa ou o cartão.  Nós temos as respostas para isso.  Use o marketing a seu favor.  Consulte a Hotelesse e o Grupo Serviesse.